quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tráfico de drogas e possibilidade de substituição de pena privativa de liberdade por restritiva de direitos

EMEN­TA -­ Ha­beas cor­pus. Trá­fi­co de dro­gas. Cri­me pra­ti­ca­do na vi­gên­cia das Leis n.ºs 11.343/06 e 11.464/07. Es­ta­be­le­ci­men­to de re­gi­me pri­sio­nal di­ver­so do fe­cha­do. Pos­si­bi­li­da­de. Re­pri­men­da in­fe­rior a qua­tro anos, re­co­nhe­ci­men­to de pri­ma­rie­da­de e au­sên­cia de cir­cuns­tân­cias ju­di­ciais des­fa­vo­rá­veis. Co­man­do le­gal que de­ve ser com­pa­ti­bi­li­za­do com os prin­cí­pios da in­di­vi­dua­li­za­ção da pe­na e pro­por­cio­na­li­da­de. Subs­ti­tui­ção da san­ção cor­po­ral por res­tri­ti­vas de di­rei­tos. via­bi­li­da­de. Pre­ce­den­tes do STJ e STF. Or­dem con­ce­di­da.
1. Con­si­de­ran­do a quan­ti­da­de de pe­na apli­ca­da -­ 1 ano e 8 me­ses de re­clu­são -­, re­co­nhe­ci­da a pri­ma­rie­da­de do réu e fi­xa­da a pena-­base no mí­ni­mo le­gal em ra­zão das fa­vo­rá­veis cir­cuns­tân­cias ju­di­ciais, é de ri­gor, respeitando-­se o prin­cí­pio da in­di­vi­dua­li­za­ção da pe­na, que a re­pri­men­da cor­po­ral se­ja cum­pri­da no re­gi­me aber­to, vis­to que não su­pe­ra 4 anos, não ten­do lu­gar a apli­ca­ção li­te­ral do dis­po­si­ti­vo in­se­ri­do na lei de Cri­mes he­dion­dos, eis que alheia às par­ti­cu­la­ri­da­des do ca­so con­cre­to, con­soan­te vem sen­do de­ci­di­do pe­la Sex­ta Tur­ma des­ta Cor­te.
2. Mui­to em­bo­ra, em mo­men­to an­te­rior, a Cor­te Es­pe­cial des­te Tri­bu­nal te­nha re­jei­ta­do a Ar­gui­ção de In­cons­ti­tu­cio­na­li­da­de no HC nº 120.353/SP, a par­tir do jul­ga­men­to do HC n.º 118.776/RS (ses­são de 18/3/2010 acór­dão pen­den­te de pu­bli­ca­ção), es­ta Sex­ta Tur­ma vem re­co­nhe­cen­do a pos­si­bi­li­da­de de de­fe­ri­men­to do be­ne­fí­cio da subs­ti­tui­ção da pe­na pri­va­ti­va de li­ber­da­de por res­tri­ti­va de di­rei­tos aos con­de­na­dos por de­li­to de trá­fi­co co­me­ti­do sob a égi­de da No­va de Dro­gas. Es­se en­ten­di­men­to foi con­fir­ma­do no jul­ga­men­to do HC 149.807/SP, rea­li­za­do no dia 6 de maio de 2010 (In­for­ma­ti­vo nº 433/STJ).
3. Ha­beas cor­pus con­ce­di­do pa­ra es­ta­be­le­cer o re­gi­me aber­to pa­ra o cum­pri­men­to da pri­va­ti­va de li­ber­da­de e substituí-­la por duas res­tri­ti­vas de di­rei­tos, a se­rem de­fi­ni­das no Juí­zo da Exe­cu­ção.
(STJ/DJe de 16/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário